No que creio e tento viver.

Entendo que a verdadeira rendenção espiritual não tem entre os seus agraciados aquelas pessoas que posam de santas e moralmente irrepreensíveis, tampouco aquelas que investem a sua vida em defender a doutrina melhor fundamentada em escritos ancestrais... vejo que ela é alcançada pelo pecador arrependido que, por assim se reconhecer e ciente de sua limitação, ousa não mais negociar com Deus o Seu favor mediante seus esforços pessoais mas, em um passo de fé, acredita na bondade intrínseca de seu Ser e nos méritos do Cristo crucificado e ressurreto respondendo à essa fé com uma nova postura, voltada à Deus e ao próximo sem fanatismos, dando assim sabor à sua vida e a dos que estão à seu redor neste mundo. E tudo isso é possível exclusivamente pela Graça de Deus, fruto de Seu amor por nós.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Respondendo à questões - 5

Questão:
Alegando que abíblia narra assassinatos, traições, mentiras, maldições e até mesmo a fala de satanás, muitos alegam que ela não é, mas contém a palavra de Deus. Tenho pouco conhecimento, e se estiver errada me corrijam, mas acdredito que a bíblia SEJA a palavra de Deus. Todos nós quando queremos defender uma tese nos valemos de extra fatos na intenção de conduzir nosso interlecutor á conclusão que desejamos. Não seria mais ou menos isso???

Minha Resposta:

Olá !

A bíblia contém a Palavra de Deus. O cânon (ou seja a formatação dos livros que compõem a bíblia) protestante é ligeiramente diferente do cânon católico, mas em ambas é plenamente possível abstrair a Palavra.
Quando nos referimos a bíblia, nos referimos como a Palavra escrita, ou seja, a escritura.
Aí é que as diferentes interpretações sobre isto se confrontam: uns, por analogia equiparam a escritura como Palavra e alguns chegam a divinizá-la, como se fosse o próprio Deus em forma de livro, uma espécie de bibliolatria. Outros entendem que a escritura contém as informações históricas do mover de Deus no meio dos homens e narram sua forma de agir, portanto nos mostram os princípios pelos quais a humanidade devem entender o que seja o Reino dos Céus.
Obviamente é mais dificil trilhar pela segunda hipótese do que pela primeira, pois se a bíblia for palavra de Deus, então devemos segui-la a risca, desconsiderando a cultura onde os fatos ocorreram, a vivência dos envolvidos em cada evento e trazendo "ypsis literis" para os dias de hoje seus mandamentos.
Nem Jesus em sua época tratou as escrituras como palavra de Deus. Se você reparar nas vezes em que ele arguiu seus interlocutores a respeito daquilo que consideravam a palavra de Deus, Jesus os alertava para ir além da escritura, deviam entender o objetivo que o Espírito que inspirava a narrativa queria transmitir.
Se pensarmos historicamente, as primeiras gerações de cristãos nos tempos apostólicos e logo após estes, nem acesso a escritura tinham. Eles tinham que crer e experimentar viver a vida na fé guiados pela Verdade que os pais da igreja ensinavam. Nem as cartas de Paulo nesta época eram conhecidas, portanto nem poderiam ser consideradas inspiradas, já que a doutrina inscrita nelas era a vivência da igreja nos primeiros tempos. A divulgação das cartas dos apóstolos era algo recente na história da igreja nessa época.
No entanto, sem escritura à mão para consulta e fortalecimento da fé a igreja dos primeiros tempos não sucumbiu a perseguição, pois a Verdade neles pulsava como vida.
Na carta aos romanos, Paulo fala no cap. 1 a partir do versículo 18 que as pessoas podem ter conhecimento de Deus sem ter alguém que lhes pregue a Palavra ou entregue-lhes um exemplar da escritura.
Divinizar o livro como Palavra de Deus é o mesmo tipo de idolatria que os seguidores do Islã fazem do alcorão, ou que os católicos em geral fazem das imagens dos santos. No máximo eles representam, mas não são o que representam em sí mesmos.
Encerrando entendo que a bíblia contém a Palavra, mas não é a Palavra, pois em sendo Palavra e Deus e sua Palavra são um só, então deveriamos concluir que fabricamos nosso Deus nas imprensas bíblicas. E é obvio que não é isso.
Agora a bíblia contendo a Palavra, faz todo sentido quando Deus em Jeremias 31:31-34 afirma que na nova aliança a sua lei estaria inscrita nos coração dos homens. Paulo em 2.a Corintios 3:2-6 afirma que o Espírito do Deus vivente escrevera a carta de Cristo nos coração dos coríntios. E arremata:...porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

Espero que tenha sido de ajuda minha exposição.

Deus te abençõe.

Nenhum comentário: