No que creio e tento viver.

Entendo que a verdadeira rendenção espiritual não tem entre os seus agraciados aquelas pessoas que posam de santas e moralmente irrepreensíveis, tampouco aquelas que investem a sua vida em defender a doutrina melhor fundamentada em escritos ancestrais... vejo que ela é alcançada pelo pecador arrependido que, por assim se reconhecer e ciente de sua limitação, ousa não mais negociar com Deus o Seu favor mediante seus esforços pessoais mas, em um passo de fé, acredita na bondade intrínseca de seu Ser e nos méritos do Cristo crucificado e ressurreto respondendo à essa fé com uma nova postura, voltada à Deus e ao próximo sem fanatismos, dando assim sabor à sua vida e a dos que estão à seu redor neste mundo. E tudo isso é possível exclusivamente pela Graça de Deus, fruto de Seu amor por nós.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Drão !


Ontem, já deitado para dormir e liguei o rádio para ouvir uma boa música, relaxante. Há um bom tempo não ouço mais aquelas rádios gospel imbecilizantes, com músicas de letras rasas, onde a interpretação varia de orgasmos, passando pelo falsete e chegando a aspirantes a cantores de pagode. Como é bom poder usar a capacidade de entender o que se ouve !

Já estava quase caindo no sono, aquele estado de “não sei quem sou, nem onde estou... que se dane” quando começou a tocar Drão, de Gilberto Gil. Entre sentimentos de nostalgia e prazer, minha atenção foi canalizada para o aspecto da verdade contida nela, frente a revelação de Deus pela sua Palavra.

Existe uma forte relação entre o trigo e a vida nos evangelhos como metáfora. Jesus recorreu a esse expediente para demonstrar como a vida demanda de nós realizarmos aquilo que para qual fomos criados. Como o trigo.

No caso da letra dessa música, enxergo como nossa vida só tem sentido pleno se ela morrer. Não haverá mais trigo se sua semente não for sepultada na terra. Exatamente como Jesus nos convida: negar-nos a nós mesmos. Outro aspecto é que a semente só brota se plantada na terra, onde dali receberá os nutrientes necessários para florescer para uma colheita.

O evangelho de hoje anda dissociado da realidade. Queremos dar “frutos” mas queremos ser plantados no céu e não na terra. Isso embute uma idéia para que “Jesus” seja proclamado, deve-se andar em outros terrenos que não a da vida. Ser plantado na terra ? Nunca ! Vou me sujar com ela, vou ficar cheirando a esterco, as minhocas podem me comer. Melhor é ficar aqui, dentro da caixa dos grãos. Sequinha e inerte. Como as igrejas de hoje.

Mal sabem eles que da aparente "sujeira da terra", é de onde se retira a compaixão, a compreensão do outro, a aceitação do diferente. É também de onde aprendemos a tolerência e a celebrar as pequenas vitórias do dia-a-dia. Aprendemos a olhar e entender a vida com outros olhos, os olhos de Jesus.

Outro aspecto é que o trigo é o principal ingrediente da mais básica fonte do alimento do mundo. O pão. Para fazer-se o pão, o trigo é moído até virar pó e, misturado a água (no caso do pão da época de Cristo) e assado. Só a partir daí é consumido.

Olhando aquela massa, não vemos trigo, não vemos água, vemos o produto final que vai matar a fome. Da mesma maneira, somos moídos pela vida, pelo cotidiano. Somos afligidos, sofremos carências, vivemos experiências. Alie-se a isso a água da Palavra e também a água da vida, Jesus. Assim nossa vida, como pão a ser servido, se molda.

Aqueles que estão a nossa volta precisam comer do pão que é feito da nossa vida a cada dia pelas mãos do Pai. Só assim, nossas experiências servirão de consolo, aprendizado e desafio para nossos semelhantes. Viver como trigo é uma forma de amar, senão a única.

Muitos hoje querem ser apóstolos, profetas, bispos e pastores. Poucos querem ser trigo. Como diz a música “Se o amor é como um grão! Morre, nasce trigo. Vive, morre pão”, quero ser trigo. Morrendo ou vivendo, mas servindo ao meu semelhante.


2 comentários:

stommenle disse...

Paz meu amado,td bem?passei pelo Sepal e vi vários comentários seus,achei uma pessoa de boa índole e bem preparada para debates e pareçe muito legal,más aproveitando queria passar para postar algo a respeito desta musica a qual se chama Drão,esta música foi feita em homenagem de Gilberto Gil,para uma de suas Ex-esposas,a qual se chamava Sandra,então ele a chamava de Sandrão e aí no diminutivo ele à chamou de Drão.
Só uma coisa alertando o amado irmão, Gilberto Gil é Satanista,na capa de seu LP de 1984,é toda preta e tem um olho em cima como o olho de orús,o olho que tudo vê(maçonaria).
NÃO FAÇO PARTE DO SEPAL,PASSO AS VEZES POR LÁ,E VEJO VÁRIAS POSTAGENS SUAS E SEI QUE VC É FERA NAS ESCRITURAS,E TAMBÉM NÃO POSTEI ISSO PARA TE AFRONTAR,POIS JÁ TE AMO EM CRISTO,MÁS É SÓ UM ALERTA!!!
E só falei isso pois conheço muito bem o oculto,se não o soubesse jamais falaria algo,más fica aqui meu recado,que Deus continue te abençoando e te iluminando.....

Paz do Senhor!!!!!

Eliézer disse...

Olá stommenle !

Grato pela sua visita ao meu blog. O espaço sempre estará aberto a todos que, com inteligência, queiram se manifestar.
Agradeço ao elogio de "fera nas escrituras" mas, na Sepal eu vejo no RL_matos, no Bornegassis, no SpT_King James e outros gente mais preparada que eu nelas... sou só um cara que quer viver o evangelho, nada mais.
Independente do ser ocultista ou adepto do Camdomblé (que pelo menos publicamente o Gilberto Gil declara ser seguidor, pertencendo ao terreiro da falecida Mãe Menininha na Bahia se não me engano) a bíblia fala que "toda boa dádiva vem das mãos do Pai que está no céu".
Infelizmente nós, crentes, levados por uma doutrina de santificação igrejeira que consiste de toques/não-toques e de classificarmos em categorais de imundas e não imundas coisas que estão no mundo e que por Deus foram criados, perdemos a capacidade de nos encantarmos com o bem e os dons por Ele distribuidos por pura graça, não vendo se fulano vai compor belas poesias que se transformarão em hinos cantados nas igrejas ou dará uma voz maravilhosa para aquele que vai usá-la cantando nos trios elétricos de carnaval ou em boates para ganhar a vida.
A veia poética, voz e musicalidade de Gil, Caetano, Chico, Arnaldo Antunes, Renato Russo, Cazuza, Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Malahia Jackson, Michael W. Smith, Ana Paula e André Valadão, Jorge Camargo, João Alexandre e outros tantos que aqui poderia citar são manifestações da Graça. Pura e simples. Pelo ról que descrevi vemos gente que usa seu dom para traduzir a essência da Palavra, mesmo sem conhecê-la como religião, como Chico Buarque na música "Pelo amor de Deus", ou Renato Russo em "Pais e Filhos". Por outro lado vozes maravilhosas como Malahia Jackson e Ney Matogrosso onde suas vozes nos tocam a alma. A inteligência das letras de Arnaldo Antunes e João Alexandre que nos levam a refletir sobre nosso contexto. Ou gente como Jorge Camargo e Stênio Marcius, que une as três qualidades que enumerei aliando-a a Palavra tornado-os em autênticos menestréis do Reino. Ou André e Ana Paula Valadão que utilizam seus dons em um contexto eclesial comercial, onde por mais que digam que é um ministério, a cada dia que passa mais claro fica que "louvar" virou business nesse tempos de evangelho-self-service.
Jesus não rotulou ninguém, nem desprezou o que o dom dado por Deus a cada um para que o Reino fosse anunciado na terra. Utilizou freqüentemente os samaritanos (que em analogia a cultura judaica da época seriam os satanistas de hoje por terem sacrificado porcos em holocausto ao Senhor no altar) como quebra do paradigma religioso. Jesus recebeu em seu nascimento três magos do oriente, veja bem, magos, e não reis, nem sábios, mas eram astrólogos e afeitos as artes da magia, onde pela Graça lhes foi revelado que algo sobrenatural deveria acontecer naqueles dias, nascendo um sentimento de reverência e compromisso com aquele menino que dedicaram-se a buscar para adorar.
Meu irmão, me alonguei mais do que queria, mas acho que era necessário externar honestamente ao irmão meu ponto de vista sobre estas coisas.
Precisamos ter discernimento, como diz a Palavra para amar o pecador e não o pecado, em ver gente que carece da graça no lugar do satanista, assim como enxergar para além dos rótulos que a vida em sociedade insistem em nos colocar (sejam por opção pessoal ou pela moral vigente) para perceber e gozar de toda boa dádiva de Deus manifesta na terra por sua Graça em "crentes" e também em "ímpios".
Cado contrário nossa vida vira um terreno árido, onde as idéias e a criatividade (atributos divinos da nossa criação) morrem pela falta de percepção do amor indistinto de Deus sobre todas as criaturas.

Paz e bem para você meu irmão !