No que creio e tento viver.

Entendo que a verdadeira rendenção espiritual não tem entre os seus agraciados aquelas pessoas que posam de santas e moralmente irrepreensíveis, tampouco aquelas que investem a sua vida em defender a doutrina melhor fundamentada em escritos ancestrais... vejo que ela é alcançada pelo pecador arrependido que, por assim se reconhecer e ciente de sua limitação, ousa não mais negociar com Deus o Seu favor mediante seus esforços pessoais mas, em um passo de fé, acredita na bondade intrínseca de seu Ser e nos méritos do Cristo crucificado e ressurreto respondendo à essa fé com uma nova postura, voltada à Deus e ao próximo sem fanatismos, dando assim sabor à sua vida e a dos que estão à seu redor neste mundo. E tudo isso é possível exclusivamente pela Graça de Deus, fruto de Seu amor por nós.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista dos dabatedores do site da SEPAL 1/4

Fui escolhido pelos debatedores da Oficina de Idéias da SEPAL para ser entrevistado.
Passo a publicar o resultado dessa sabatina, em 4 partes, sendo esta a primeira.
Omito o nome dos irmãos que perguntaram, por questão de manutenção da privacidade de cada um.
Espero que seja útil para todos os que lerem esses textos.

Parte 1/4

________________________________________
Como é seu nome completo? Tem que idade? Mora em qual cidade e estado? Trabalha? Estuda? Tem profissão? ou vive de herança? Atualmente você está : CASADO DIVORCIADO E DE BOA VIÚVO, TRISTE SPO (solteiro por opção) SPE (solteiro porque espera por um milagre) ENROLADO - Cite uma frase que marcou sua vida. - Uma frase que mudou sua história. - Uma frase que você detestou ouvir. - Uma frase para o mala do Antonio Martins. Imagine que o mundo acabaria amanhã, o que você faria pela ultima vez? Me diga o título de 3 livros preferidos, 3 músicas, 3 filmes e 3 cidades brasileiras. Você torce para algum time de futebol? atualmente está praticando esportes? ________________________________________

Eliézer Sanches Santos, 45 anos, moro em Santo André/SP, sou Arquiteto com pós-graduação em Engenharia de Produtos e ainda desejo fazer meu mestrado e doutorado.

Sou consultor na área imobiliária e atendo as empresas do ramo cuidando de questões de regularização imobiliária e fundiária, estudos de mercado, viabilidade econômica e especificação de produtos. Sou casado a 22 anos com a mesma mulher.

Acho que hoje nem dá para me chamar de “blogueiro”. O meu blog está às moscas, praticamente posto uma vez por mês ou nem isso. Eu até quis ser um blogueiro, mais descobri que isso não era prioridade na minha vida e parti para o que achava que valia a pena investir tempo.

Sobre as fases e perguntas:
- Cite uma frase que marcou sua vida. “Sempre empine sua pipa na direção que sopra o vento”
- Uma frase que mudou sua história. “Arquitetura não se aprende na escola, se aprende fazendo”
- Uma frase que você detestou ouvir. “Hoje não, estou com dor de cabeça”
- Imagine que o mundo acabaria amanhã, o que você faria pela ultima vez? Amor com minha mulher.
- Me diga o título de 3 livros preferidos, 3 músicas, 3 filmes e 3 cidades brasileiras.
Livros: Sem Barganhas com Deus, Em Seis passos que faria Jesus e O Fator Melquisedeque.
Músicas: Não tenho músicas preferidas, tenho estilos com que mais me identifico. Em geral músicas dos anos 70/80/90 me agradam.
Filmes: Blade Runner, Melhor Impossível e O Advogado do Diabo
Cidades Brasileiras: Florianópolis, São Paulo e Salvador.
- Você torce para algum time de futebol? Sim, sou corinthiano.
- Atualmente está praticando esportes? Vinha fazendo caminhada por recomendação médica, agora vou iniciar a prática do ciclismo.
________________________________________
A europa vive um esvaziamento das igrejas,num processo de alguns seculos!!! O que acha que ocorreu e ocorre na europa??? Cre que isso chegará nas americas??? Se sim,seria na sua opnião pelos mesmos motivos???
________________________________________

Segundo a superficial reportagem da Folha que abordou esse assunto, "Estudo indica que religião pode acabar em 9 países" http://www.lideranca.org/cgi- bin/index.cgi?action=forum&board=atualidades&op=display&num=8009) elenca sete países da Europa (Áustria, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca) como os países que estão vivendo esse processo de extinção da religião.
Acredito que isso é resultado de um processo gradativo e sutil de implantação de uma cultura humanista aliado às conquistas sociais desses países, potencializado pela religião institucionalizada que não mais apresenta respostas satisfatórias e propostas coerentes à diluída alma do ser humano contemporâneo.
Certamente esse processo já chegou às Américas. A infiltração da cultura humanista está presente, por exemplo, nas leis que privilegiam o direito das minorias. Outro exemplo são os programas de renda mínima, que visam diminuir a distância entre a renda de classes sociais diferentes.
São iniciativas corretas do ponto-de-vista da promoção do bem-estar do ser humano. É, enfim, o estado funcionando como foi idealizado para servir. Entretanto o esvaziamento das igrejas é a conseqüência que parte voluntariamente do beneficiário de tais políticas, que não vê mais a necessidade de recorrer à religião para obter os benefícios que outrora julgava serem dádivas divinas.
________________________________________
quais paises que você definitivamente nao iria? qual esporte preferido? frequenta á igreja há quanto tempo?
________________________________________
Puxa, nunca pensei em censurar minha ida à algum país. Acredito que iria à qualquer país que me ofertassem ida, volta e hospedagem. E por curto período de estadia... não suporto ficar longe de minha família por muito tempo.
Depois de “certa idade”, passei a gostar de futebol. Mas antes já gostava de Voleibol e continuo gostando. Às vezes, até jogando... rsrsrsrs...
Sou um "rato" de igreja. Desde minha infância já ia na EBD, mas me converti aos 11 anos de idade. Se for falar em tempo de igreja, como entendimento do que ela significa ainda para muitos, diria uns 38 anos.
________________________________________
tem filhos??? Eli gosta de vinho? tem preferências???
________________________________________
Sim tenho duas filhas: uma de 13 anos e outra de 9 anos.
Gosto muito de vinho. Um tinto suave para massas ou um cabernet acompanhando uma boa carne assada ou ao molho. Além disso gosto de cerveja, não das “crentebier” sem álcool, para um churrasco, jogo de futebol na TV ou no almoço de domingo.
________________________________________
Você atualmente esta idealizando algum projeto na área de arquitetura? E na sua vida pessoal já realizou ou ainda planeja realizar algum projeto?
________________________________________
Atualmente não trabalho mais com projetos de arquitetura. Já projetei de casas à prédios residenciais e também áreas industriais e comerciais.
Também já construi. Boa parte de meus cabelos brancos vem de lidar com a rotina de obra: material, mão-de-obra, retrabalhos, cronograma, fluxo de caixa, pressão de cliente, etc, etc, etc... Depois de algum tempo cansei desse ritmo de vida e com a experiência que acumulei, comecei a observar os serviços que serviam de insumos no processo de gestão do mercado imobiliário. E acabei por fazer o que faço hoje, que me dá uma renda compatível com o padrão de vida que levo, tempo para a família e oportunidade de servir ao Reino.
________________________________________
Caro Eli Sanches, gostaria que falasse sobre gigantes, esses de Gêneses. Algumas religiões (seitas?) acreditam que esses são resultados de união de anjos com humanos, (absurdo?)o quem foram, e porque desapareceram..., ou estão aí tipificados não no tamanho mas nos talentos diversos, ou os gênios por exemplo...
________________________________________

Estudando o Pentateuco, vemos referências sobre esses gigantes, também chamados de Nefilins ou Anaquins (filhos de Anaque).
Nefilim é uma palavra hebraica que significa “desertor, caído, derrubado”. O trecho de Gênesis designa como “filhos de Deus” os seres que, em conjunção carnal com a mulher, geraram uma linhagem de seres híbridos que dominaram a terra, sendo estes descendentes dos Anaquins, governantes de muitas terras.
Entendo que não podemos restringir o entendimento de “filhos de Deus” na passagem de Gênesis somente a anjos. Vemos o mesmo termo empregado no livro de Jó, significando o conjunto de todos os seres criados por Deus e em Apocalipse encontramos um grande número de seres criados por Deus com atribuições e dignidade diferenciadas.
Os tais “filhos de Deus” bem poderiam ser outra espécie de criatura divina que não os anjos, criados com genética similar a humana, mas designado para outro tipo de função específica. E que no momento da queda de Lúcifer (onde o relato bíblico indica que junto consigo vieram 1/3 das hostes celestiais) parte desses seres caíram juntos. Daí a possibilidade de hibridização entre seres diferentes em dignidade, porém semelhantes em termos de constituição genética, conforme o relato das Escrituras.
As conjecturas são muitas sobre esse assunto, inclusive que os tais gigantes eram seres extraterrestres, seres de outras dimensões ou viajantes do tempo. Sei de relatos de pessoas que narraram experiências sexuais com seres espirituais ou assim vistos por eles.
Se um relato bíblico que afirma que a humanidade já vivenciou um período onde isso era comum e onde chegou a gerar descendentes -mortos no dilúvio segundo o relato de Gênesis- e nos aconselhamentos pastorais ouve-se a narrativa de experiências de sexo entre seres humanos e seres espirituais, é bastante razoável que conclua-se que tal possibilidade seja real.
Nesse caso, é só uma conjectura minha. Não deve ser levado como uma capenga explicação teológica, científica ou ambas.
Mas é interessante ver que, apesar dos Anaquins não mais habitarem entre nós, há um espírito anaquim em nossos dias. O que vemos é a busca incessante do homem no aperfeiçoamento de si mesmo, mediante o uso de substâncias químicas, implantes cibernéticos e o exercício de poderes paranormais. Onde isso vai dar? Quem sabe ?

Um comentário:

GISELLA disse...

Ei eu não sabia que vc ia publicar aqui uahuahuh