No que creio e tento viver.

Entendo que a verdadeira rendenção espiritual não tem entre os seus agraciados aquelas pessoas que posam de santas e moralmente irrepreensíveis, tampouco aquelas que investem a sua vida em defender a doutrina melhor fundamentada em escritos ancestrais... vejo que ela é alcançada pelo pecador arrependido que, por assim se reconhecer e ciente de sua limitação, ousa não mais negociar com Deus o Seu favor mediante seus esforços pessoais mas, em um passo de fé, acredita na bondade intrínseca de seu Ser e nos méritos do Cristo crucificado e ressurreto respondendo à essa fé com uma nova postura, voltada à Deus e ao próximo sem fanatismos, dando assim sabor à sua vida e a dos que estão à seu redor neste mundo. E tudo isso é possível exclusivamente pela Graça de Deus, fruto de Seu amor por nós.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dez princípios para ser bem sucedido


01 - Creia que sua vida cumpre um propósito divino na terra.
Você é influenciado pelos genes que herdou de seus pais e é bastante "circunstancializado" pelo meio no qual vive. Entretanto, mais forte que as determinações genéticas e os condicionamentos do meio social, é o seu chamado para ser. Fugir dessa realidade, que ser é o que determina nossa missão no mundo é obter o anti-sucesso. Você foi criado como um sacerdote neste universo de Deus. Por isso, você existe e sabe que existe. Encha sua consciência com esse significado. Quando você assumir sua vocação para ser, as outras pessoas vão "encontrar" você.

02 - Creia que seu dia ganha força e energia espiritual quando você ora.

Portanto, ore sempre. Mesmo nos seus afazeres. Sempre que uma notícia ou informação lhe chegar, entregue-a a Deus. Ofereça a Deus os potenciais e as possibilidades que cada fato, percepção ou impressão lhe trazem ao coração. Além disso, pare um pouco todos os dias, ainda que seja só um pouco, e ore. Orar é fazer com que nossos pensamentos viajem em Deus, submetendo-se, deixado-se usar e ser guiado por Ele. Dê graças por tudo e abrace o Senhor no seu coração. Quando orar, peça coisas específicas, mas não se esqueça de sempre terminar de modo submisso e geral, dizendo: "Seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céu". Afinal, você não sabe se o que quer é o melhor. Mas o Senhor sabe!

03 - Creia que a maior inteligência que Deus lhe deu não é a intelectual nem a emocional, mas sim a inteligência.

"O coração tem razões que a própria razão desconhece". Usar a cabeça (inteligência intelectual) e saber se relacionar com o próximo e as circunstâncias (inteligência emocional) é fundamental. Mas não é essencial. O essencial habita os mistérios do espírito, no mundo do coração. É para discernir o nosso coração que nossa inteligência deve ser usada. Portanto, dê atenção aos seus sonhos noturnos e aos seus sentimentos e percepções. Aprofundar-se no entendimento e vivência do Evangelho ajuda a esse discernimento. Não despreze a voz do coração e a percepção de outros sobre você. Guarde no coração e busque discerni-las. Busque aprendizado a cada dia com os fatos e eventos. Quando você tiver uma "impressão", não a despreze de cara. Medite. Ore. Discirna. A resposta pode estar no passado. Mas, às vezes, trata-se de uma intuição profética. Pode ser um alerta sobre o futuro. Nesse caso, ore, corrija a rota e prossiga. Para Deus, inteligência é sabedoria!

04 - Creia que quando alguém ama a Deus e ao próximo e respeita a vida, então tudo ganha sincronicidade e conectividade.

Isso é apenas um outra forma de dizer que "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus". É respeitar o próximo e à vida, fazendo pelos outros aquilo que gostaríamos que fosse feito à nós. As pessoas que “incomodam” aos outros não estão bem consigo mesmas. Esse tipo de entendimento faz a vida ganhar “encaixes”, harmonia, conexões. O amor a Deus traz sentido para a sua vida. O amor de Deus transforma o cenário mais absurdo numa conspiração do bem.

05 - Creia que a leitura bíblica feita com os olhos do coração ilumina a alma e os caminhos na terra.

Ler a Bíblia é importante. Mas lê-la com os olhos da alma é essencial. Quem lê com o intelecto enxerga textos e os compreende. Quem lê com o coração discerne "caminhos sobremodo excelentes". O NT revela Jesus e é a partir de Jesus que ela deve ser lida e interpretada. O que na bíblia se parece com Jesus (sua mensagem e exemplo) permanece; o que não se parece com Ele deve ser esquecido como prática de fé. Ele promoveu a nova e definitiva aliança. Portanto coisas na bíblia que não se parecem com Ele, por ele foram sepultadas definitivamente. Não buscar esses “esqueletos” para assombrar a vida de ninguém. A bíblia não é oráculo, é Palavra de Deus. Faça da leitura bíblica não apenas um meio de fortalecimento espiritual. Leia-a como caminho de descoberta e de insights para a sua visão do mundo, de si mesmo e de Deus. Isso fortalece-nos espiritualmente.

06 - Creia que uma atitude mental positiva tanto é resultado de uma espiritualidade sadia como também pavimenta o caminho de todo ser humano bem-sucedido.

Ela pavimenta o caminho de todo ser humano bem-sucedido. Qualquer ser humano se quiser ser bem sucedido integralmente deve cultivar uma disposição mental positiva. O homem pode ter riquezas, mas sem essa atitude mental positiva, sua vida é um buraco existencial. Só encontra caminho de vida na existência aquele que olha para a vida com uma mentalidade positiva, fruto de uma espiritualidade baseada no amor, que pavimenta o caminho de todo ser humano bem sucedido. Mesmo ateus-positivos se dão melhor na vida que ateus-negativos. O mesmo princípio se aplica aos cristãos.

07 - Creia que generosidade e dadivosidade são forças espirituais poderosas que atraem para quem as pratica as melhores oportunidades e possibilidades da vida.

Quem é generoso e dadivoso não está perdendo nada, mas atraindo tudo. A bondade e a misericórdia acompanham os generosos e dadivosos. Dar, contribuir, socorrer, ajudar, dividir são atitudes que advém dessa crença e atraem o bem para quem os pratica. Por isso é tão importante dar dízimos e ofertas com as motivações corretas. Escolha causas, projetos e pessoas nos quais você acredita e dê no mínimo dez por cento dos seus ganhos para essas iniciativas. De fato, fazendo assim, você está abrindo portas invisíveis para você mesmo. E lembre-se: faça isso com entusiasmo e alegria.

08 - Creia que o que diferencia o fazer do não-fazer é apenas uma decisão seguida de gesto simples.

Um gesto. Essa é a diferença crucial de que faz e de quem não faz. Quem faz, levanta e anda. Quem não faz, fala e não age. Assim sendo, nunca adie o início de qualquer coisa na qual você acredita se a oportunidade se apresentar e seu coração responder com paz e fé. O gesto necessário, tanto para se levantar de cama quanto para levantar a cama, é um só: colocar-se de pé. Daí Jesus ter dito: "Levanta-te, toma teu leito e anda". O “Ide” de Jesus é o convite para que se faça.

09 - Creia que a melhor composição entre imagem e virtude de um cristão seja a combinação da simplicidade e da astúcia.

Pombas e serpentes significam a imagem exterior e virtude interior. Sermos simples de coração, puros nos pensamentos e ações, moderados em nossas atitudes, mas astutos no entendimento, experiência e discernimento para escapar das ciladas, inclusive sabendo cmo saber dizer não. Seja astuto por dentro e simples por fora. Sempre dá certo e protege a vida.

10 - Creia que a maior bênção de possuir uma consciência é poder usá-la para auto-examinar-se todos os dias.

Consciência que só serve para julgar e acusar nos transforma em “diabos” de nosso próximo. Deus nos dotou de consciência para que desenvolvessemos a capacidade de nos auto examinar, nos discernirmos e nos julgar, conforme Paulo orienta na carta aos Coríntios. Quem se auto-examina resiste melhor às criticas, pois se utiliza delas para diminuir seus próprios equívocos, e se mostra imune a eles quando a consciência o convence de estar fazendo aquilo que é certo. Auto-exame é o que faz a diferença entre aqueles que vivem para preservar sua imagem e a reputação daqueles que vivem para o que é verdadeiro e real. Esse é um processo diário, onde o principal resultado é a renovação de nosso entendimento sobre nós e nosso próximo.

sobre texto e exposição desse tema pelo Pr. Caio Fábio.

Nenhum comentário: