No que creio e tento viver.

Entendo que a verdadeira rendenção espiritual não tem entre os seus agraciados aquelas pessoas que posam de santas e moralmente irrepreensíveis, tampouco aquelas que investem a sua vida em defender a doutrina melhor fundamentada em escritos ancestrais... vejo que ela é alcançada pelo pecador arrependido que, por assim se reconhecer e ciente de sua limitação, ousa não mais negociar com Deus o Seu favor mediante seus esforços pessoais mas, em um passo de fé, acredita na bondade intrínseca de seu Ser e nos méritos do Cristo crucificado e ressurreto respondendo à essa fé com uma nova postura, voltada à Deus e ao próximo sem fanatismos, dando assim sabor à sua vida e a dos que estão à seu redor neste mundo. E tudo isso é possível exclusivamente pela Graça de Deus, fruto de Seu amor por nós.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bíblia X Palavra


Essencialmente creio que a bíblia não é a Palavra de Deus, mas que ela contém a Palavra de Deus. Acredito na bíblia como relato verídico dos vários modos da manifestação do divino na terra, dentro dos seus contextos históricos e culturais em que foram escritos.
Não creio nela como um oráculo, uma resposta-padrão às demandas da vida. Creio sim que ela contém princípios, que devem ser entendidos e aplicados à vida e que à esses princípios deva ser dado ouvidos e não às interpretações religiosas que a transformam, aí sim, em um oráculo - que tem sido a causa da perda da fé de muitos.
Alguns afirmam: A bíblia é escritura divinamente inspirada ! Ora, como uma narrativa pode ser “divinamente inspirada”, se trata de um registro de fatos ? Acredito que os eventos narrados por ela estão carregados da ação e não-ação de Deus sobre a humanidade.
Histórias da sinergia resultante daqueles que se achegaram a Ele sem pretensões, sem auto-justificação, sem sabedoria teológica, somente fiados na percepção de que Ele é bom e por isso foram abençoados. E também das histórias de frustração dos pretensiosos que, crentes em uma interpretação equivocada da revelação divina, julgaram-se melhores que o resto das pessoas, querendo impor a sua visão própria sobre a revelação.
A bíblia é um livro. A Palavra está na interpretação do texto da bíblia.
E o mais importante é o que essa Palavra me revela de Deus. E o que de Deus revela minha experiência com a Palavra. Em ambos, tive a felicidade de chegar a mesma conclusão. Ele é Pai. É refugio e fortaleza. O Salmo 46 dá bem a dimensão de Deus para mim:
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá)
4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.
6 As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
8 Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra!
9 Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.
11 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Um comentário:

Juliana Dacoregio disse...

Legal. Estão respondidas as questões.